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quinta-feira, 24 de maio de 2012

Portfólio Eletrônico

Em aula discutimos o Capitulo 6 do Livro: Avaliação Formativa: Práticas Inovadoras (2011)
http://www.papirus.com.br/menu.aspx?id=818&menu=sala

O PORTFÓLIO ELETRÔNICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CALEIDOSCÓPIO DE MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Ivanildo Amaro de Araújo




Este capítulo apresenta a experiência que o professor Ivan vem desenvolvendo como uso do portfólio eletrônico em turmas do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Tendo como objetivo incentivar a utilização e o domínio de recursos digitais, promover o pensamento crítico-reflexivo dos alunos e promover a autonomia dos alunos, motivando-os e apoiando-os em seu processo de sistematização das próprias aprendizagens. Deixando claramente enfoque a questão da avaliação formativa.
Essa forma de avaliação nos leva para uma sala de aula “REVOLUTI”, que nos da à sensação de renovo. Mesmo tendo toda a exigência presencial e o cronograma de leituras e atividades das salas de aula tradicionais, a visão revolucionária está na avaliação, que deixa de ser em apenas 1 ou 2 horas de um dia e passa a ser diária. O uso do portfólio eletrônico nos da à liberdade de utilizarmos diferentes métodos para expressar nossas percepções, pensamentos, aprendizagens, experiências e também nos avaliarmos. Como bem diz Benigna M. de F Villas Boas que: O portfólio é uma oportunidade maravilhosa de os alunos, futuros educadores, vivenciarem a avaliação formativa e não apenas lerem sobre ela.

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