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O PORTFÓLIO ELETRÔNICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CALEIDOSCÓPIO DE MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Ivanildo Amaro de Araújo
Este capítulo apresenta
a experiência que o professor Ivan vem desenvolvendo como uso do portfólio
eletrônico em turmas do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Baixada
Fluminense. Tendo como objetivo incentivar a utilização e o domínio de recursos
digitais, promover o pensamento crítico-reflexivo dos alunos e promover a
autonomia dos alunos, motivando-os e apoiando-os em seu processo de sistematização
das próprias aprendizagens. Deixando claramente enfoque a questão da avaliação formativa.
Essa forma de
avaliação nos leva para uma sala de aula “REVOLUTI”, que nos da à sensação de
renovo. Mesmo tendo toda a exigência presencial e o cronograma de leituras e
atividades das salas de aula tradicionais, a visão revolucionária está na avaliação,
que deixa de ser em apenas 1 ou 2 horas de um dia e passa a ser diária. O uso
do portfólio eletrônico nos da à liberdade de utilizarmos diferentes métodos
para expressar nossas percepções, pensamentos, aprendizagens, experiências e
também nos avaliarmos. Como bem diz Benigna M. de F Villas Boas que: O portfólio é uma oportunidade maravilhosa
de os alunos, futuros educadores, vivenciarem a avaliação formativa e não
apenas lerem sobre ela.
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