Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O INICÍO DE TUDO

Essa primeira postagem pedida pelo professor é para escrevermos quem somos e como surgiu o nosso contato com a leitura.
Meu é Daniela, mas algumas pessoas me chamam de Nani e outras de Dani. Tenho 29 anos, sou casada, não tenho filhos, sou chata e de vez em quando legal. Estou no sexto período de Pedagogia na UERJ/FEBF e diferente de alguns colegas eu não tive a influência ou a motivação dos meus pais nessa prática de leitura. Talvez porque para eles a leitura não fosse algo tão simples como para muitos, mas mesmo com todas as dificuldades existentes nessa atividade para eles, não faltaram as cobranças de boas notas na escola. E foi lá que tudo começou. Dou um doce, para quem conseguir adivinhar quais foram os primeiros livrecos sugeridos pela professora. É claro que foram os gibis da turma da Mônica! E nas férias o almanaque se tornou algo obrigatório para ajudar passar o tempo na estrada durante as viagens. Depois foram os desafios lançados por um dos meus irmãos mais velhos que me fizeram trocar os gibis por livros, ele falava que cada história que eu contasse ou poesia que eu recitasse um presente eu ganharia. E missão dada é missão cumprida. Imaginem como eu recitava e contava histórias para ele. (rsrsrsr...) Já na minha adolescência me mudei para Brasília e lá o negócio era diferente, nas escolas, a cada bimestre era obrigatório a leitura de um clássico da literatura brasileira. E foi então, que eu conheci os índios Iracema e Guarani de José de Alencar, o Dom Casmurro de Machado de Assis, a Moreninha de Joaquim Manuel e outros. Mas a história que mais gostei e sempre que dava eu pegava pra ler novamente era Inocência de Visconde de Taunay. E assim seguiu minha vida acadêmica, e são com essas leituras de “obrigação”, que me tornei uma leitora.

Um comentário:

  1. Que trajetória bacana no mundo da leitura!! A leitura ajuda a escrever como você demonstrou: com desenvoltura, com clareza e com a alma!! Muito bom seu texto!!
    Ivan

    ResponderExcluir