Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FALA E ESCRITA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Texto de COSTA, Débora Amorim Gomes da. Disponível em
 http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT10-4398--Int.pd
       No primeiro momento o texto vem trazendo uma análise dos livros didáticos serem usados nas séries iniciais, como sendo o único acesso ao conhecimento e servindo como referência para a organização e sistematização do ensino nas salas de aulas. E é daí que se motiva a investigação sobre esse material.

crianças, falando - csp5615957
FALA-ESCRITA
A autora analisa dois livros didáticos que se baseiam em uma proposta de língua como interação, evidenciando a necessidade de se trabalhar a dimensão textual e discursiva da língua, contemplando as relações fala–escrita como processo de interação entre os sujeitos.
O texto resalta três perspectivas da linguagem: a estruturalista; a transformacionalista e a enunciativa. Diz também que o próprio ensino de língua vem sendo repensado de modo a adequar se às mudanças teóricas. E que é no núcleo dos gêneros que a fala e a escrita assumem aproximações e distanciamentos.


Na analise do texto se evidencia que os livros didáticos apresentam traços diferenciados, ou seja, nem sempre são completos. Sendo assim cada coleção segue a sua vertente. 

csp2108357 Cabe então ao professor a tarefa de buscar e trazer para a sala de aula o debate dessa problemática seja fazendo uso do próprio livro didático ou de outros recursos que ajudem os alunos a compreender com clareza as relações da fala-escrita.

Para culminância dessa atividade deixo algumas sugestões de videos que possam servir de inspiração nas nossas práticas em sala de aula.

Experiência I
Experiência II

2 comentários:

  1. Dani, sua síntese está bem adequada! Apresenta os elementos essenciais do texto da autora... Além disso, você inseriu imagens, o que torna a leitura mais agradável! Continue neste caminho!

    Bjs
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Faltou a segunda parte da atividade... . b). Estabelecer links com experiências em escolas públicas da região da Baixada Fluminense ou de outras localidades.

    Que tal completar a atividade??
    Bjs
    Ivan

    ResponderExcluir