Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

POSTAGEM DO GRUPO :D

O texto dessa semana foi: Alfabetização e Letramento, Salto para o futuro, Anos iniciais do ensino fundamental,de MONTEIRO, Sara Mourão. BAPTISTA, Mônica Correia. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/172224AnosiniciaisEF.pdf

Nos organizamos em grupo, o meu especificamente de seis pessoas, Angélica Aquino, Aryanna Garcia, eu, Danielle Barcellos, Júlia Maciel e Vanessa Almeida. Produzimos alguns slides trabalhando a proposta do texto!

Foi pedido que pensássemos em uma atividade que pudéssemos usar com crianças de 6 a 8 anos, rouxemos um vídeo muito interessante aprovado por todo o grupo e também uma atividade chamada, O Bingo das Letras. Excelente proposta! Vejam só:

 "Bingo das Palavras"
  • 1 aula de 50 minutos.
Essa proposta poderá ser repetida, ao longo do ano, com variação nas palavras que compõem o jogo. São trabalhados conhecimentos prévios, pelo professor com o aluno serão eles, estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética; noção de regras/ funcionamento de jogos.
As atividades propostas nesta aula, além de trabalhar as capacidades pretendidas poderão servir de diagnóstico.
Deve-se orientar as crianças sobre as regras do jogo, que consiste em marcar a letra X, no quadrinho que consta a palavra ou sílaba “cantada” pelo mediador. O grupo precisa ser lembrado que quando um participante marcar um X em todos os quadrinhos, deve dizer rapidamente e bem alto - BINGO! Assim, mostrará que é o vencerdo(a).
  • MATERIAL: Cartelas preenchidas previamente, com sílabas e/ou palavras;
  • saquinho com as fichas que constam nas cartelas.
                                     

Um comentário:

  1. Daniela e grupo, alguns slides apresentam textos muito longos e não permitem que façamos uma leitura devagar... O ideal é reduzir os textos! Em slides, devemos topicalizar o máximo possível, sem descaracterizar as ideias principais... Outra coisa, é necessário fazer algumas correções, ex: "discuti" em lugar de "discutE"... Cuidado!
    Em relação às atividades, é necessário comentar os seguintes aspectos que são apresentados no texto: identificação das unidades fonológicas; segmentação das unidades fonológicas; manipulação: inverter, subtrair e trocar segmentos fonológicos.

    Assim, verificaremos se as atividades contribuem para trabalhar estes elementos...

    Repasse para o grupo!
    Bjs
    Ivan

    ResponderExcluir