Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A ABORDAGEM DAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Texto aqui:

 
Iniciamos o texto 3 com a apresentação dos objetivos principais e logo após a autora apresenta uma experiência vivida por uma profesora em sua própria sala de aula tratando sobre a troca coletiva e o incentivo aos interesse dos alunos pela prática da leitura. A autora também traz a importante ideia de que é preciso ouvir o que a criança tem a dizer, faz referência à obra de Van Gogh (1853-1890), uma pintura em que o adulto se abaixa até poder ver e olhar a criança nos olhos. Esta nova visão da criança garante a valorização da mesma em meio à sociedade escolar. Na turma apresentada pela autora, houve tempo e espaço para trabalhar algo que estava fora do que foi planejado, isso garantiu às crianças uma aprendizagem significativa e divertida.

Também é dado pela autora a idéia da importância da atenção do professor aos seus alunos e ao interesse dos mesmos. Observar e filtrar as informações para produzir um bom trabalho é a meneira de valorizar a prática docente. A escola, por sua vez, também tem um papel importantíssima nesta fase.Garantindo espaços para a diversidade, a diferença e para o cruzamento de culturas é o desafio que a compete.


É importante ter um espaço adequado e preparado para a prática da leitura.    

Um comentário: