Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

GÊNERO TEXTUAL e TIPOLOGIA TEXTUAL

TEXTO:

SLIDES:

           O livro e os slides pretendem apresentar algumas considerações sobre estes dois conceitos, fazendo uso de dois olhares, um de Marcushi (muito mais trabalhado nos slides), que defende o trabalho na escola a partir da abordagem de gênero textual, para ele em todos os gêneros os tipos se realizam, ocorrendo, muitas das vezes, a repetição dos gêneros. Chamando de Heterogeneidade Tipológica, essa mistura de tipos presentes em um gênero. E outro, de Travaglia, que defende o trabalho com a Tipologia textual. Ele afirma que um texto se define como de um tipo por uma questão de dominância, em função do tipo de interlocução que se pretende estabelecer e que se estabelece, e não em função do espaço ocupada por um tipo na constituição desse texto.
          O artigo traz também alguns conceitos teóricos como:
  •  intertextualidade intergêneros = um gênero com a função de outro
  •  heterogeneidade tipológica = um gênero com a presença de vários tipos 
  • conjugação tipológica = um texto apresenta vários tipos
  • intercâmbio de tipos = um tipo usado no lugar de outro
  • espécie = são aspectos formais de estrutura e de superfície linguísticas e/ou aspectos de conteúdo
         É ressaltado no livro o favoritismo do autor ao trabalho com o Gênero Textual e sua opinião de que o ensino-aprendizagem de leitura, compreensão e produção de texto pela perspectiva dos gêneros reposiciona o professor em um novo papel, como um especialista nas diferentes modalidades textuais, orais e escritas, de uso social.


Um comentário:

  1. Ficou ótima a sua explicação, eu até agora sinceramente não consegui escrever nada! Achei meio confuso e olha que eu escrevi o que as meninas falaram em aula! Enfim, vou reler de novo. Parabéns pelo seu desempenho e esforço! Feliz natal e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir