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segunda-feira, 11 de março de 2013

A LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURRÍCULOS DE FINAL DE SÉCULO


ÚLTIMO TEXTO

O trabalho apresenta um exercício de explicitação das condições de produção dos currículos de Língua Portuguesa. Opta por uma abordagem mais interpretativa e genérica das questões apresentadas nos currículos analisados de diferentes estados . Destacando que para a analise de um currículo, seja qual for à disciplina, é necessário ter a consideração não só com o conteúdo específico como também o processo político que desencadeia o processo de produção, de circulação e as possíveis interpretações desse texto.

Ressalta que hoje na maioria dessas propostas curriculares parece não existir mais dúvidas de que essa disciplina concilia dois domínios que foram antagônicos em determinada época: língua escrita e língua oral. Também se destaca que até os dias atuais quando se tenta integrar a leitura, produção de textos e gramática nos livros didáticos, a gramática se impõe altiva e autônoma. E que a maioria dos currículos, ao explicitarem um conteúdo gramatical não consegue traduzi-lo em termos de uma concepção enunciativa ou dos usos da língua, da competência textual, em maneira de comunicação, caindo no estigma da gramática tradicional. A literatura também é reconhecida como um tema que apresenta problemas básicos e há algum tempo vêm sendo discutido.

Nas propostas curriculares da Língua Portuguesa o objetivo central é o de levar o aluno ao domínio da norma padrão de escrita, sendo esse domínio a condição para o exercício da cidadania, sobre tudo para alunos de classe social baixa. Sendo que nem sempre essa é a única função política sugerida nesses documentos, há objetivos de que através da língua se preserve a unidade cultural ou ensejar o amor à cultura brasileira. É também dentro desse contexto da função social da língua que se insere a variação dialética e a necessidade de aprender o dialeto padrão. Presentes em todas as propostas a concepção de língua e de gramática, variação linguística e concepção de texto, indicam o resultado de uma discussão sobre os eixos orientadores do ensino do Português. O que declara a intenção de construir uma proposta de ensino/ aprendizagem da escrita fundamentada numa concepção discursiva e pragmática da linguagem do que uma realização plena desse propósito.

Foi dito que o item curricular que se propõe a delimitar os pressupostos teóricos tem a intenção de adotar uma concepção de linguagem capaz de fazer frente a uma concepção dita tradicional no ensino-aprendizagem da língua portuguesa. E que nem todas as propostas explicitam e aprofundam um ponto importante: o caráter de mediação da oralidade para a construção dos conhecimentos e hipóteses básicas sobre o funcionamento da escrita.Trata também sobre avaliação de uma forma sumária e indicativa. Tendo como pressuposto fundamental que se deve levar em consideração é o processo como o mais importante do que o produto.




Concluo com a leitura desse texto que o currículo da Língua Portuguesa não tem apenas a função de ajudar e conduzir o professor no seu trabalho. Numa retrospectiva feita por Magda Soares na constituição dessa disciplina como componente curricular, ela aponta um o aspecto interessante sobre a produção de material didático. O livro didático assume, então, o papel de produtor das atividades para a prática docente. (p.46) Visto que o currículo também serve como condutor do livro, e que esse assume a função de conduzir o professor devido o fato de ter uma formação precária. 
                                                                      
Foi possível durante esse semestre analisar um livro didático, e concluirmos que não há um livro exatamente pronto para suprir em tudo as necessidades do professor e do aluno com os conteúdos.  Ficou claro que mesmo tendo o currículo como orientador o professor precisa ser pesquisador e inovador nas práticas de sua profissão. 

Um comentário:

  1. A reflexão ficou boa, porém poderia focalizar melhor os tópicos desenvolvidos pela autora. De qualquer forma, atendeu ao objetivo. Espero que contribua para sua prática profissional.

    Bjs
    Ivan

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