Trabalho realizado em GRUPO!
Por: Angélica Aquino , Aryanna Garcia, Daniela Araújo, Danielle Barcellos, Júlia Shayenne e Vanessa Almeida .
Nossa Sequência Didática é essencialmente ligada à Área de Conhecimento de Língua Portuguesa, porém permitindo o encaixe de outras áreas, que chamaremos transversais.
Por: Angélica Aquino , Aryanna Garcia, Daniela Araújo, Danielle Barcellos, Júlia Shayenne e Vanessa Almeida .
Nossa Sequência Didática é essencialmente ligada à Área de Conhecimento de Língua Portuguesa, porém permitindo o encaixe de outras áreas, que chamaremos transversais.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa.
TEMA CENTRAL: O Carnaval.
AVALIAÇÃO: Será realizada de forma processual
e continua.
ESCOLHA DO TEMA: Devido ao período
em que o Brasil comemora o Carnaval, mais especificamente os estados de Rio de
Janeiro e São Paulo, que fazem parte da região sudeste, a qual residimos,
entendemos que este seria um tema acessível e interessante para o trabalho com
os alunos.
OBJETIVO GERAL: O aluno
deverá aprender a importância da oralidade, para compreensão e transmissão do
conhecimento. Dividimos a sequência de modo que ficasse fácil a compreensão da mesma, pelos dias de
suas aplicações.
TURMA: 4° ANO.
FAIXA ETÁRIA: 9 a 11 ANOS.
DURAÇÃO: Cerca de 10 dias
1° e 2° Dia
|
TEMA DA AULA
|
TEMA TRANSVERSAL
|
GÊNERO
|
EIXO
|
À Definir
|
A História do
Carnaval
|
História e
Português
|
Narrativo
|
Prática de
Leitura
|
Objetivos da Aula:
·
Produção
Textual através de imagens escolhidas pelos próprios alunos sobre o Carnaval,
·
Compreensão
Textual,
·
Aprimoramento
da Escrita reflexiva,
·
Trabalho com
gênero descritivo.
Procedimento
Metodológico:
·
Contar uma
breve história sobre o Carnaval e suas características,
1° Momento: Após todos os
alunos entrarem em sala e se organizarem será feito um Ditado de palavras referentes ao tema carnavalesco, como exemplo:
SERPENTINA, FOLIA, MÁSCARA, DESFILE, JURADOS, FESTA, BLOCO, MARCHINHAS, VERÃO,
FESTA, ALEGRIA, BRINCADEIRA, SAMBA, SAPUCAÍ, BELEZA e etc.
2° Momento: Após o ditado ser
corrigido, é a hora de questioná-los sobre as palavras que eles acabaram de
escrever, onde o professor irá explicar cada palavra e seu significado.
3° Momento: É o momento de
contar-lhes a história que o professor trouxe a respeito do Carnaval:
“O carnaval é considerado uma das festas populares
mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português,
onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O
entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um
significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no
Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século
XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em
países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos,
onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina,
o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora
sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.”
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.”
4° Momento: Com o término da
leitura do texto a turma ficará livre para comentar sobre experiência,
vivência, trocar informações sobre a turma, destacar as características
marcantes no carnaval, falar sobre fantasias e músicas. Também será abordado
uma breve história sobre os ritmos ouvidos no carnaval (samba, frevo, axé,
maracatu, afoxé, forro entre outros) que depois serão mais bem trabalhados na
oficina ao término da semana.
5° Momento: A última
atividade trabalhada na sala de aula será a exposição de várias fotos sobre o
carnaval em cima da mesa da professora em questão aonde cada aluno irá escolher
uma foto e de acordo com a foto escrever uma frase descrevendo a foto.
3° Dia
|
TEMA DA AULA
|
TEMA TRANSVERSAL
|
GÊNERO
|
EIXO
|
À definir
|
Marchinhas de
Carnaval
|
Música
|
Canção
|
Prática de
oralidade e produção textual
|
Objetivos da Aula:
·
Utilizar uma
canção de carnaval (as marchinhas) para trabalhar a oralidade em sala de aula,
·
Fazer com
que os alunos observem através do texto; a importância da língua,
·
Explicar aos
alunos a mensagem da música, e deixar cada um fala o que entendeu para
desenvolver sua comunicação em grupo.
Procedimento
Metodológico: Fazer uma rodinha com os alunos
1° Momento: Explicar que no século XX, o carnaval
foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento
ocorreu com a ajuda das marchinhas. Onde as pessoas, brincavam o carnaval
formando blocos de amigos que saíam cantando, tocando e dançando pelas ruas da
cidade.
Trabalhando Com o Gênero Textual - Essas músicas tinham letras fáceis e alegres para
agradar os foliões, depois dos anos 60 começaram a ser substituído pelo samba
enredo, outro gênero de música tocado pelas escolas de samba.
2° Momento: Ajudá-los a compreender o texto e tirar as dúvidas existentes, comentar
sobre as estações do ano, fala sobre a importância da hidratação no verão e
principalmente nos período de festa do carnaval.
3° Momento: Escrever a música no quadro e pedir para copiar no caderno.
4° Momento: Cantar para os alunos a marchinha ensinando o ritmo e posteriormente
convidá-los a cantar junto, fazendo com que todos os alunos participem.
Perguntar a partir desta canção, quem conhece mais marchinhas de
Carnaval e convidá-los a cantá-la.
4° Dia
|
TEMA DA AULA
|
TEMA TRANSVERSAL
|
GÊNERO
|
EIXO
|
MESMA AULA
|
Marchinhas de
Carnaval
|
Música
|
Canção
|
Prática de
oralidade e produção textual
|
Todos sentados, ainda em círculo no chão. Ouvir a explicação da
professora da atividade que eles farão no momento.
A professora irá distribuir pratos de papelões para os alunos decorarem
recortes em jornais, pinturas ou desenhos sobre o carnaval e depois cada um
escrever uma mensagem de carnaval no mural da sala, de acordo com a sua
decoração no prato. Exemplo:
Após a
atividade os alunos deverão arrumar a sala juntos, guardando os materiais
utilizados.
Atividade para Casa:
Pesquisar
com a família e escrever uma marchinha de carnaval para ser apresentada na
Oficina que será realizada no final do projeto. Os alunos devem trazer por
escrito e ensinar aos coleguinhas as marchinhas que trouxerem.
Recursos Utilizados na Aula:
Texto,
revistas, jornais, piloto, tinta guache, canetinhas, cola, tesoura sem ponta,
material escolar, papelão, pincéis.
5° DIA
|
TEMA DA AULA
|
TEMA TRANSVERSAL
|
GÊNERO
|
EIXO
|
À definir
|
Longa-metragem
RIO (2011)
|
Cultura
|
Sinopse do filme
|
Prática de
leitura, prática de oralidade discutindo o texto e produção textual
|
Trailler em Português
Objetivos da Aula:
·
Utilizar o
filme “Rio” para trabalhar a história do carnaval carioca na produção textual,
com o objetivo de identificar o domínio de cada aluno em relação aos padrões da
linguagem escrita.
Procedimento Metodológico:
1° Momento: Apresentar às
crianças a sinopse do filme em formato de texto e ler junto com eles,
explicando que gênero textual é esse, de caráter informativo.
“Rio
é um filme em 3D animado por computador norte-americano dos gêneros musical e
comédia, produzido pela 20th Century Fox e pela Blue Sky Studios. Dirigido por Carlos
Saldanha, o título do filme refere-se a cidade do Rio de Janeiro, local onde é
ambientado.
O filme
conta a história de Blu, uma Arara Azul macho que é levada ao Rio de Janeiro
para se acasalar com uma fêmea. Rio foi lançado no Brasil em 2011 e foi
indicado ao Oscar 2012 com “Melhor Canção Original”.
2° Momento: Assistir ao Filme
Duração: 1h 36minMomento do
Intervalo: Ao término do filme os alunos saem para o
lanchinho.
Volta Calma (Depois do intervalo):
Os alunos retornam à sala de aula, fazem uma rodinha e vão contar sobre o que viram no filme, o que mais gostaram e o que entenderam.
3° Momento: A professora
pedirá que os alunos façam uma produção textual daquilo que acabaram de contar
na rodinha. Deixar claro que essa atividade será importante para o planejamento das
próximas aulas e vão ajudar todos a escrever com mais segurança. Portanto, os
alunos precisam se esforçar para escrever sozinhos, da maneira como sabem.
Esclarecendo que ninguém precisa ter medo de errar nesse momento e que é muito
importante que ninguém copie o texto do colega.
Recursos Utilizados na Aula:
TV, DVD
(sala de multimídia), caderno, lápis e durante esta aula a professora levará
pipoca para os alunos comerem assistindo ao filme.
6 e 7° Dias
|
TEMA DA AULA
|
TEMA TRANSVERSAL
|
GÊNERO
|
EIXO
|
À definir
|
Confecção da Lista de
material
|
Artes, Noções de higiene e
Noções de organização
|
Lista
|
Prática de leitura, prática
de reflexão sobre o uso da língua e produção textual
|
Objetivo da Aula:
· Estabelecer junto
com os alunos uma lista de material para confecção das máscaras de carnaval e
mostrar como se confecciona uma lista, permitindo que eles realizem o trabalho.
· Fazer com que eles
adquiram noções de medida, peso, quantidade, cor e forma.
· Trabalhar também a
criatividade e passar valores:
1.
Como trabalhar em grupo,
2.
Respeitar o espaço do colega,
3.
Limpeza e higienização da sala e dos espaços trabalhados.
Procedimento
Metodológico:
1° Momento: Dividir a turma em grupos,
2° Momento: Cada grupo vai escolher o material que deseja usar para confecção de suas mascaras e instrumentos,
3° Momento: Criar a lista com os alunos.
Exemplo de Lista:
1° Momento: Dividir a turma em grupos,
2° Momento: Cada grupo vai escolher o material que deseja usar para confecção de suas mascaras e instrumentos,
3° Momento: Criar a lista com os alunos.
Exemplo de Lista:
·
Purpurina
·
Cartolina
na cor desejável
·
Glíter
·
Cola
colorida
·
Cola
Branca
·
Elástico
|
·
Lata
de leite
·
Lata
de refrigerante
·
Prato
de vaso
·
Tampinha
de garrafa
Cano de P.V.C.
cortado
|
PARTIREMOS PARA AULA DE MATEMÁTICA E VOLTAMOS NO DIA SEGUINTE COM A 7° AULA.
Aula Prática:
1° Momento: Confecção das
máscaras
2° Momento: Colocando as
máscaras para secar
3° Momento: Limpeza e
organização da Sala de Aula
8° Dia
|
TEMA DA AULA
|
TEMA TRANSVERSAL
|
GÊNERO
|
EIXO
|
À definir
|
Língua
Portuguesa Essencial
|
Gramática
|
Texto
|
Prática de
reflexão sobre o uso da língua, prática de oralidade e produção textual
|
Objetivo da Aula:
·
Aumentar
o entendimento e assimilação do conhecimento através da leitura,
·
Incentivar
e estimular o trabalho em Grupo.
Procedimento
Metodológico:
1° Momento: Dentro da sala de
aula iremos ler alguns pequenos textos que outras crianças criaram falando
sobre o carnaval.
2° Momento: A partir disto,
nós iremos produzir nossos próprios textos dividindo a turma em grupos.
3° Momento: Cada grupo
ganhará uma caixa com várias palavras pintadas em placas grandes de papelão.
Separadamente deverão montar um pequeno texto, que poderá ser de apenas um
parágrafo sobre o tema Carnaval, utilizando as palavras que o grupo recebeu. O
grupo deverá apresentar suas considerações no penúltimo dia do projeto.
9° Dia
|
TEMA DA AULA
|
TEMA TRANSVERSAL
|
GÊNERO
|
EIXO
|
MESMA AULA
|
Língua
Portuguesa Essencial
|
Gramática
|
Debate
|
Prática de
reflexão sobre o uso da língua e prática de oralidade .
|
1° Momento: Neste momento, um
representante de cada grupo deverá vir à frente da turma e ler o trecho que seu
grupo produziu.
2°Momento: As crianças
receberam as máscaras que produziram no dia anterior. A professora lembrará a
atividade para casa que eles receberam na terça – feira de trazerem as
marchinhas de carnaval que aprenderam com seus parentes ou amigos.
3° Momento: As crianças farão
um debate sobre suas reflexões, aquilo que produziram em formato textual e explicitarão
suas opiniões, discutindo também o uso das marchinhas de carnaval. O professor
fará a mediação e contribuirá com as seguintes informações:
"Marcha de Carnaval, também conhecida como
"marchinha", é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos
brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser
substituída, na preferência do público, pelo samba enredo.
A primeira marcha foi a composição de 1899 de
Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco
Rosa de Ouro. Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o
Brasil. Descende directamente das marchas populares portuguesas, partilhando
com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado,
melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido. Marchas
portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se
Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917."
10° Dia
Se consistirá no baile de carnaval da turma.
Os alunos terão a oportunidade de cantar as marchinhas de carnaval que
aprenderam, ensinando-as aos demais colegas e a aula terminará assim, em forma
de brincadeira, um grande baile de carnaval.
O grupo fez um trabalho bastante primoroso! Parabéns! A sequência ficou muito boa! Espero que esta experiência possa contribuir na prática profissional de vocês.
ResponderExcluirBjs
Ivan